Quem somos?
Somos uma iniciativa voluntária e privada que busca contribuir para a regeneração das florestas nativas brasileiras. Temos 48 hectares de Floresta com Araucárias em recuperação, em Campo Largo, no Paraná, e apoiamos projetos socioambientais em outras regiões do país. Atualmente, somos aliados na restauração da Amazônia, com plantio de agrofloresta dentro da Terra Indígena Puyanawa, no Acre.

somos motivados pela
Natureza Karuna:
a compaixão
Como atuamos?
Somos guardiões de uma área verde de 48 hectares, na região metropolitana de Curitiba-PR. Onde até pouco tempo a terra era explorada com monoculturas, agora a floresta se regenera.
A Natureza Karuna visa promover a restauração ecológica, proteção e manutenção de suas áreas e tem por objetivo ampliar as reservas na região, caracterizada pela Mata com Araucária (Floresta Ombrófila Mista).
O que é Karuna?
Karuna significa compaixão em sânscrito. É a motivação para aliviar o sofrimento de todos os seres, uma das quatro qualidades incomensuráveis apresentadas pelo Buda. É no solo fértil de Karuna que se origina a nossa missão: regenerar florestas degradadas e despertar a Natureza Karuna em mais pessoas.
Entendemos que promover a proteção ecológica e a regeneração dos biomas nativos é uma forma de beneficiar seres de todas as espécies. Os biomas nativos preservados produzem ar puro, água limpa, equilibram o clima e asseguram um ambiente propício para a vida.


Onde estamos?
Foi nesta área que tudo começou…
Localizada na região montanhosa de Bateias, distrito de Campo Largo-PR, estamos há apenas 30 km do centro de Curitiba.
No ponto mais alto desta terra, a 950 metros de altitude, temos uma visão privilegiada das serras do entorno e da Escarpa Devoniana.
Como começamos?
O projeto nasce com a compra de um sítio de 17 hectares, em 2020. Nosso fundador desejava recuperar a área desmatada e construir um ambiente inspirado pelas memórias de infância no sítio dos avós. Assim, ele sonhou recriar O Sítio, um refúgio de alegria e amorosidade em contato com a natureza.
Até 2020, a maior parte deste terreno era utilizada para o plantio de soja e milho, e a mata remanescente havia sofrido repetidas queimadas. Desde a mudança de proprietário e o fim das atividades agrícolas, a terra se recupera. Apesar do pouco tempo, a área dá evidentes sinais de regeneração.
Com a biodiversidade se recuperando a olhos vistos, brotou também a vontade de ampliar o projeto. Em 2024, adicionamos duas novas áreas, antes usadas para plantação de pinus, e estamos realizando intervenções para recuperar a mata nativa.
Hoje, as três áreas totalizam 40 hectares e ganhamos a adesão de uma propriedade vizinha, com 8 hectares. Nossos projetos estão em fase inicial, com metas de crescimento para os próximos 5 e 10 anos. Nosso sonho é de longo prazo, entendemos esta terra como um compromisso com o futuro e as próximas gerações.
“O sítio não é apenas um projeto, mas uma mensagem viva de amor, alegria, tranquilidade e presença”.
Julio Cesar Vedana, fundador

Equipe Karuna

Julio Cesar Vedana
Empreendedor, investidor e filantropo, dediquei as últimas duas décadas a criar empresas de impacto no setor de energia renovável. Fundador das maiores empresas de comunicação no setor de biodiesel, no mundo, e de etanol, no Brasil, expandi para startups globais de tecnologia disruptiva. Apoio iniciativas socioambientais e práticas contemplativas, integrando reflexão e equilíbrio em minha vida. A Natureza Karuna é fruto de meu crescimento pessoal e profissional, buscando influenciar positivamente o mundo através de liderança ativa e exemplo pessoal.

Marina Wille
Mestre em ciência, gestão e tecnologia da informação pela UFPR, com mais de 20 anos de experiência em inovação, estratégia e gestão de projetos. Contribuí para projetos de impacto nacional com o Centro de Inovação Sesi, CNI, UNESCO e BID. Atuei na captação de recursos e desenvolvimento de negócios de impacto na Grande Reserva Mata Atlântica. Na Karuna, transformo minhas vivências em força motriz para concretizar ideias e sonhos, buscando um futuro harmonioso e sustentável para todos os seres e o planeta.

Amanda Arruda
Jornalista, responsável pela comunicação e articulação institucional da Natureza Karuna, articulo parcerias e mapeio oportunidades. Sou apaixonada pela ecologia, tendo como referência e reverência os saberes dos povos tradicionais. A Natureza Karuna surge como uma oportunidade para contribuir com a regeneração ecológica, abrindo novas rotas para imaginar e construir o futuro.